Publicações

Cliart experimenta o futuro da produção de chapas flexográficas com o novo CtP ThermoFlexX.

Uma agência líder no design de embalagens e especialista em pré-impressão no Brasil, a Cliart reafirmou a sua confiança na XSYS com a instalação do CtP ThermoFlexX 60, em conjunto com a tecnologia de microrretícula Woodpecker. O investimento elevou a qualidade das chapas flexográficas a novos patamares e permitiu que a empresa melhorasse a sua eficiência diária.

Texto: XSYS Global
Tradução para o português do Brasil: Ana Ribeiro, analista de vendas e marketing da XSYS

Stuttgart, Alemanha – 9 de novembro de 2021. Sediada em São Paulo, a Cliart foi fundada em 1985 por Ezequiel Fernandez, que trabalhava na indústria gráfica desde meados da década de 1970. Sempre um pioneiro, ele queria usar sua experiência no setor flexográfico para introduzir inovações tecnológicas e mudar os métodos de negócios da época.

“Naquela época, era comum que as empresas de clichê permanecessem passivas e simplesmente esperassem que os clientes viessem até elas. Ninguém saia em busca de novos negócios, então decidi reverter essa situação e adotar uma abordagem mais proativa e profissional”, disse o sr. Ezequiel Fernandez. Com essa estratégia orientada ao cliente, que mais tarde se tornou a norma no segmento, ele fundou a Cliart.

Inicialmente, a empresa concentrou-se em oferecer criação de artes, fotolitos para gravação de chapas e clichês de zinco e borracha. No início dos anos 1990, trouxe novos equipamentos para expandir seus serviços de pré-impressão em chapas de fotopolímero. Desde então, a Cliart se manteve na vanguarda do segmento de flexografia, com investimentos que incluíram a expositora de chapas nyloflex® NExT com tecnologia LED. Recentemente, a empresa optou por investir na tecnologia ThermoFlexX com a microrretícula Woodpecker da XSYS.

“Construímos uma grande parceria com a XSYS ao longo dos anos, em particular com Davi Cardoso, o gerente de negócios aqui no Brasil, por isso confiamos em sua tecnologia”, disse o sr. Ezequiel Fernandez. “No entanto, antes de fazer nossa escolha final, ainda realizamos vários testes para garantir que as soluções ThermoFlexX e Woodpecker entregariam o que prometiam.”

Oferecendo novos níveis de qualidade
Ao fazer esse investimento mais recente, o objetivo da Cliart foi o de fornecer maior qualidade de impressão e prazos de entrega mais rápidos aos seus clientes que produzem embalagens flexíveis para os setores de alimentos, farmacêutico, higiene geral e pessoal, ração animal e outros. Estavam também ansiosos para encontrar maneiras de reduzir os custos de produção e otimizar o uso das chapas de fotopolimero para se manterem competitivos.

“Tivemos muito sucesso com o equipamento nyloflex® NExT e, naturalmente, esperávamos que a tecnologia ThermoFlexX fosse impressionante”, disse o sr. Ezequiel Fernandez. “Pudemos ver que seria um grande passo em nossa produção em termos de maior qualidade e um fluxo de trabalho mais eficiente.”

Ele acrescentou: “Após vários trabalhos e testes, observamos uma melhoria real na qualidade de impressão em termos de aplicação de tinta, tanto em áreas de meio-tom como em áreas sólidas, em todos os nossos clientes. O resultado mais significativo foi um ganho de 22% na cobertura de tinta, em comparação com nossos outros equipamentos de gravação”, afirmou o sr. Ezequiel Fernandez.

Com a resolução de 5.080 dpi, o CtP ThermoFlexX 60 está levando a qualidade a novos níveis, ajudando a atender às demandas exatas dos proprietários das marcas. Projetada para o mercado de embalagens flexíveis, é possível processar chapas grandes de até 1.067 x 1.524 mm (42 x 60”), tornando-se a opção perfeita para a Cliart, já que seus clientes atuam principalmente nos mercados de banda larga e banda média.

“Com capacidade de resolução de 5.080 dpi e com a microrretícula Woodpecker, estamos alcançando uma definição melhor e uma estrutura de pontos melhor, nas altas luzes. Dessa forma, conseguimos fornecer uma qualidade superior nas áreas de alta luzes e degradês”, disse o sr. Ezequiel Fernandez.

A empresa brasileira também foi atraída pela TFxX 60 devido aos seus recursos avançados de automação, que podem tornar uma produção de 12 m2/h uma realidade. Ao minimizar os pontos de manuseio do operador, danos acidentais à chapa podem ser evitados. As chapas são carregadas automaticamente pela mesa móvel Flextray, a qual pode ser usada para transportar cada chapa do estoque para a etapa de exposição de verso e, em seguida, para o CtP. Aqui, o sistema de orientação automática garante que a chapa seja carregada perfeitamente no tambor apenas com o toque de um botão. Então, o sensor da chapa verifica o seu tamanho e a sua espessura, enquanto a calibração automática garante a qualidade de imagem ideal. Terminado o processo, o clichê gravado é devolvido à mesa.

A empresa também pode tirar proveito do exclusivo Vacuum Slider Concept (VSC), que permite gravação de placas menores sem que o operador tenha que colá-las ou posicioná-las em áreas específicas. A interface Multiplate pode organizar imagens individuais de várias resoluções na mesma chapa automaticamente, economizando um tempo considerável, evitando erros manuais e reduzindo o desperdício de material.

Aumentando o desempenho e a qualidade
Desde a instalação, a Cliart descobriu que as chapas gravadas com a tecnologia de microrretícula da ThermoFlexX fornecem altas luzes superiores com uma transição suave para 0%, enquanto os sólidos e os trabalhos de traços exibem detalhes excelentes. Ao aplicar a tecnologia Woodpecker, microrretículas especiais são gravadas na superfície da chapa, para aumentar a densidade da tinta sólida, onde for necessário, e facilitar a produção de chapas combinadas com sólidos e meios-tons.

A empresa observou um aumento significativo no desempenho, com a capacidade de personalizar a microrretícula de superfície de acordo com a aplicação de cada cliente e usar padrões de meio-tom híbridos para transições mais suaves e controladas. A variedade das microrretículas de superfície disponíveis resulta também em menos força de impressão, na impressora, ajudando a aumentar a vida útil das chapas e reduzir o tempo de máquina parada.

“Com uma disposição de tinta muito melhor e mais consistente, você pode gerar áreas sólidas com maior cobertura sem a necessidade de sobrecarregar a tinta no clichê. Isso mantém os clichês limpos por mais tempo, mesmo em velocidades de impressão mais altas, além de economizar no consumo de tinta”, acrescentou o sr. Ezequiel Fernandez.

A economia alcançada em relação ao tempo, à energia e à placa, a qual é proporcionada com o CtP ThermoFlexX e a tecnologia Woodpecker, também está apoiando os objetivos de sustentabilidade da Cliart. “Levamos a nossa responsabilidade ambiental muito a sério e é importante que possamos demonstrar aos nossos clientes que a tecnologia em que investimos é a melhor da sua categoria, não apenas em qualidade e custos, mas também usando métodos de produção que ajudam a reduzir o desperdício”, disse o sr. Ezequiel Fernandez.

Resumindo a experiência até agora, ele disse: “A combinação das tecnologias ThermoFlexX e Woodpecker teve um grande impacto em nossa produção de chapas flexográficas e a qualidade é incomparável. Depois de apenas alguns meses, nossos clientes já estão aproveitando os benefícios da qualidade excepcional que agora oferecemos.”

Ele concluiu: “Apesar do ambiente econômico difícil, o segmento flexográfico continua crescendo a cada ano. Enquanto isso, as exigências dos clientes estão mudando rapidamente. Nosso programa de investimentos foi projetado para estar à frente do mercado e antecipar novas demandas. Nossa parceria com a XSYS certamente está sustentando essa estratégia.”


SOBRE A XSYS
Formada em Janeiro de 2021 como uma nova divisão da Flint Group, combinando Flint Group Flexographic e Xeikon Prepress numa única divisão, a XSYS foi concebida para trazer mais brilho à indústria da embalagem - à vida dos seus clientes e colegas - utilizando produtos e serviços brilhantes para resultados de impressão brilhantes e sucesso comercial. Combina sob apenas um guarda-chuva marcas tão conhecidas de flexografia e letterpress, tais como nyloflex®, Xpress, nyloprint®, nylosolv®, rotec®, FlexoExpert, ThermoFlexX, Catena, TFxX e Woodpecker, para fornecer uma solução completa de pré-impressão para flexografia e letterpress.

A XSYS opera em mais de 37 locais ao redor do mundo e continua sendo um dos maiores fornecedores globais, oferecendo soluções de pré-impressão flexográfica e de lettepress, incluindo placas, camisas, processadoras, soluções de fluxo de trabalho e serviços profissionais especializados projetados para ajudar essas indústrias a avançar com inovação cada vez maior, melhor produtividade e lucratividade e com impacto ambiental reduzido.

#Woodpecker #ThermoFlexX #Cliart #XSYS #packaging #packagedesign #prepress #technology #graphictechnology

publicado em: 07/12/2021